Fernanda Macedo

O que dizer sobre minha experiência na Austrália? Difícil… é muita coisa.
Existe eu antes da Austrália, e eu depois da Austrália. Sim, foi realmente uma experiência transformadora. Transformadora em todos os aspectos da vida.
Eu conheci pessoa maravilhosas, amigos que cultivo até hoje (após 5 anos) e em geral, pessoas muito diferentes mim. Tanto brasileiros quando estrangeiros, que eu provavelmente não me relacionaria se estivesse na minha rotina no Brasil. E isso serviu para que eu desenvolvesse a capacidade de me adaptar, de perceber o valor que cada ser humano tem, de me colocar no lugar do outro e entender que nem todos pensam como eu, e tudo bem!
Sim, eu aprendi inglês – que era o meu propósito (ou desculpa) para viajar. Mas mais valioso que isso, eu aprendi a me virar sozinha. A tentar me fazer entender mesmo sem achar as palavra pra isso. Procurei emprego, lavei louça num restaurante, muitaaaaa louça, aprendi a surfar e andar de skate (ou tentei), conheci paisagens deslumbrantes, percebi que as nuvens daquele lado do mundo tem um formato diferente e entendi que se atrasar 5 minutos é atraso, sim senhor! Estudei, viajei, conheci gente, conheci lugares, conheci culturas… mas principalmente me conheci.
Foi lá na Austrália que eu comecei a perceber de verdade quais eram meus valores, o que eu queria para o mundo e o que gostaria de ser para o mundo. Aquele gostinho de Austrália ainda existe muito vivo em meu coração e se há uma certeza na minha vida é que um dia eu voltarei.